São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista desbanca ex-prefeito como o mais preparado e empata com Serra

DA REPORTAGEM LOCAL

A migração das características de Paulo Maluf (PP) para Marta Suplicy (PT) na percepção do eleitorado se cristaliza quando o Datafolha pergunta ao eleitor quem é o mais preparado para ser prefeito da cidade de São Paulo.
O ex-prefeito cai da primeira posição isolada, com 35%, para a terceira, com 24%. No sentido oposto, Marta sobe de 16% para 28%, em situação de empate técnico com José Serra (PSDB), que é visto por 30% como o mais bem preparado para ser prefeito.
A propaganda de Marta alavancou a avaliação que os paulistanos têm da prefeita como preparada para cuidar de várias áreas da administração, como educação e transporte. No caso da educação, Marta é vista como a melhor por 37% dos eleitores (eram 22% no final de junho), roubando a posição que era de Serra. O ex-ministro perdeu cinco pontos nessa área, de 31% para 26%. Maluf também caiu, de 18% para 12%.
A comunicação de Marta tem repisado a importância da construção dos CEUs, megaescolas na periferia equipadas com quadra, piscina, biblioteca, computadores e teatro. Há 21 CEUs na cidade. A prefeita, além de prometer a construção de mais 24, tem dito que seus adversários não vão dar continuidade à iniciativa -o que nenhum deles disse de fato.
No transporte, o bilhete único elevou em 20 pontos percentuais a avaliação de Marta como a mais bem preparada para cuidar da área. Passou de 28% para 48%. Maluf perdeu oito pontos e foi para 16%, ao lado de Serra, que antes tinha 19%. Com o bilhete único, lançado em maio e agora reforçado na TV, o passageiro pode fazer quantas viagens quiser pagando uma passagem, por duas horas.
A única área em que Serra lidera isolado, muito à frente dos outros, é a saúde. Tem 62%, contra 13% de Marta e 9% de Maluf.


Texto Anterior: Eleições 2004/Pesquisa: Eleitor vê em Marta traços que antes atribuía a Maluf
Próximo Texto: PSDC quer expulsar candidato após ataque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.