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ELEIÇÕES 2004/PESQUISA
Cresce o percentual dos que consideram a prefeita realizadora, experiente e autoritária
Eleitor vê em Marta traços que antes atribuía a Maluf
PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
Os eleitores paulistanos vêem
na prefeita Marta Suplicy (PT) características que antes eram atribuídas a Paulo Maluf (PP), como
as de realizador, experiente, corajoso e autoritário.
Nesses itens, Marta tem uma subida proporcional à queda do ex-prefeito, o que significa uma migração dessas características de
um para o outro, segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.
No que talvez seja o traço positivo mais ligado à imagem de Maluf, o de realizador, a prefeita diminuiu uma diferença de 28 pontos percentuais. O ex-prefeito caiu
de 43% para 30% como o mais
realizador, enquanto Marta subiu
de 15% para 31%. O candidato do
PSDB, José Serra, oscilou dois
pontos para baixo, para 15%.
A prefeita tem sido atacada por
adversários e até por petistas por
repetir o que sempre foi considerado uma tática malufista, a construção de grandes obras viárias
perto das eleições. Entre outras,
há os dois túneis sob a Faria Lima
-um na Rebouças e outro na Cidade Jardim-, que juntos custarão R$ 219,2 milhões.
Além da tática, o marqueteiro
também é o mesmo que elegeu
Maluf prefeito há 12 anos, Duda
Mendonça. A campanha publicitária e a propaganda eleitoral, que
começou no dia 17, têm o mesmo
tom emocional que sempre marcou o estilo de Duda.
Uma das frases mais usadas na
propaganda petista é "Marta que
fez", em muito similar ao "Maluf
que fez" da disputa de 1992, em
que o candidato do PP venceu o
então marido de Marta, o hoje senador Eduardo Suplicy.
Um exemplo do reflexo da propaganda é a subida do percentual
dos que consideram Marta a mais
"corajosa". A prefeita, que tem
como um de seus principais slogans "Uma mulher de coragem",
cresceu de 13% para 28%. Ficou
muito próxima de Maluf, que caiu
do isolamento dos 42% para 33%.
Nessa característica, Serra também oscilou negativamente dois
pontos, de 18% para 16%. O candidato tucano, aliás, ficou estável
em quase todos os itens. De acordo com o diretor do Datafolha, isso pode ser explicado pelo foco
quase único de sua campanha na
saúde, onde Serra, que já foi ministro da área, tem uma imagem
bastante consolidada.
Promessas
A massiva campanha da prefeita mostrando obras e repetindo
que cumpriu "95% das promessas" também surtiu efeito. Caiu à
metade o percentual dos que a
consideram a candidata que
"mais faz promessas que não pode cumprir". Passou de 22% para
11%. Maluf lidera isolado, com
38%, e Serra é visto como o que
mais faz promessas irrealizáveis
por apenas 4%.
Apesar das tentativas de mostrar a prefeita como uma mulher
mais "palatável", Marta subiu no
quesito de candidato mais "autoritário", de 11% para 15%.
No entanto uma das principais
armas dos adversários, a de apontar um suposto desequilíbrio
emocional em Marta, perdeu força. Caiu de 17% para 9% o percentual dos que a vêem assim. No final de fevereiro, o bate-boca de
Marta com uma dentista que tivera o consultório alagado pelas enchentes -transmitido pelas
TVs- chegou a ser considerado
um trunfo dos oponentes. Até
agora, a imagem não apareceu.
Serra mantém a dianteira como
o mais honesto, com 24%, mas
Marta também subiu nesse quesito, de 10% para 18%. Maluf tem
apenas 4%. O ex-prefeito é o que
tem a imagem mais associada à
corrupção -62% o vêem como o
mais corrupto. Além de contas
mal-explicadas no exterior, a Folha revelou que Maluf movimentou US$ 1,8 milhão em cassinos.
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