São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2004

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ELEIÇÕES 2004/PESQUISA

Cresce o percentual dos que consideram a prefeita realizadora, experiente e autoritária

Eleitor vê em Marta traços que antes atribuía a Maluf

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os eleitores paulistanos vêem na prefeita Marta Suplicy (PT) características que antes eram atribuídas a Paulo Maluf (PP), como as de realizador, experiente, corajoso e autoritário.
Nesses itens, Marta tem uma subida proporcional à queda do ex-prefeito, o que significa uma migração dessas características de um para o outro, segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.
No que talvez seja o traço positivo mais ligado à imagem de Maluf, o de realizador, a prefeita diminuiu uma diferença de 28 pontos percentuais. O ex-prefeito caiu de 43% para 30% como o mais realizador, enquanto Marta subiu de 15% para 31%. O candidato do PSDB, José Serra, oscilou dois pontos para baixo, para 15%.
A prefeita tem sido atacada por adversários e até por petistas por repetir o que sempre foi considerado uma tática malufista, a construção de grandes obras viárias perto das eleições. Entre outras, há os dois túneis sob a Faria Lima -um na Rebouças e outro na Cidade Jardim-, que juntos custarão R$ 219,2 milhões.
Além da tática, o marqueteiro também é o mesmo que elegeu Maluf prefeito há 12 anos, Duda Mendonça. A campanha publicitária e a propaganda eleitoral, que começou no dia 17, têm o mesmo tom emocional que sempre marcou o estilo de Duda.
Uma das frases mais usadas na propaganda petista é "Marta que fez", em muito similar ao "Maluf que fez" da disputa de 1992, em que o candidato do PP venceu o então marido de Marta, o hoje senador Eduardo Suplicy.
Um exemplo do reflexo da propaganda é a subida do percentual dos que consideram Marta a mais "corajosa". A prefeita, que tem como um de seus principais slogans "Uma mulher de coragem", cresceu de 13% para 28%. Ficou muito próxima de Maluf, que caiu do isolamento dos 42% para 33%.
Nessa característica, Serra também oscilou negativamente dois pontos, de 18% para 16%. O candidato tucano, aliás, ficou estável em quase todos os itens. De acordo com o diretor do Datafolha, isso pode ser explicado pelo foco quase único de sua campanha na saúde, onde Serra, que já foi ministro da área, tem uma imagem bastante consolidada.

Promessas
A massiva campanha da prefeita mostrando obras e repetindo que cumpriu "95% das promessas" também surtiu efeito. Caiu à metade o percentual dos que a consideram a candidata que "mais faz promessas que não pode cumprir". Passou de 22% para 11%. Maluf lidera isolado, com 38%, e Serra é visto como o que mais faz promessas irrealizáveis por apenas 4%.
Apesar das tentativas de mostrar a prefeita como uma mulher mais "palatável", Marta subiu no quesito de candidato mais "autoritário", de 11% para 15%.
No entanto uma das principais armas dos adversários, a de apontar um suposto desequilíbrio emocional em Marta, perdeu força. Caiu de 17% para 9% o percentual dos que a vêem assim. No final de fevereiro, o bate-boca de Marta com uma dentista que tivera o consultório alagado pelas enchentes -transmitido pelas TVs- chegou a ser considerado um trunfo dos oponentes. Até agora, a imagem não apareceu.
Serra mantém a dianteira como o mais honesto, com 24%, mas Marta também subiu nesse quesito, de 10% para 18%. Maluf tem apenas 4%. O ex-prefeito é o que tem a imagem mais associada à corrupção -62% o vêem como o mais corrupto. Além de contas mal-explicadas no exterior, a Folha revelou que Maluf movimentou US$ 1,8 milhão em cassinos.


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