São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Donos de escola foram inocentados

DA REDAÇÃO

Tanto os donos da Escola Base como o ex-ministro da Saúde Alceni Guerra sofreram acusações amplamente divulgadas nos meios de comunicação, que mais tarde se revelaram infundadas.
O caso da escola começou em 29 de março de 1994, quando duas mães acusam a Escola de Educação Infantil Base, no bairro da Aclimação, em São Paulo, de abuso sexual contra seus filhos, que estariam sendo usados como modelos de fotos e filmes pornográficos. Integrantes da polícia divulgam as acusações à imprensa.
Os donos da escola negam tudo e afirmam que as acusações são fantasias das crianças. Exames realizados nas crianças não confirmam o suposto abuso. A polícia solicita então novos exames. A escola é depredada e saqueada por moradores e pais de alunos.
O delegado que investiga o caso é afastado do caso. Em abril, novos exames e entrevistas com as crianças comprovam que não houve abuso sexual. Em junho, o inquérito é finalizado e conclui que os acusados eram inocentes.
Alceni Guerra, ministro da Saúde de Fernando Collor de Mello, acabou deixando o cargo em 1992 em razão de denúncias de irregularidades em licitações no ministério. Foi absolvido de todas as acusações. Em 1996, ele retomou sua carreira política e foi eleito prefeito de Pato Branco (PR).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Choque de versões: Guaranhuns diz ter atuado para PL já em 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.