São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / CAMPANHA

Favoritos percorrem 7.300 km dentro da cidade de São Paulo

Distância equivale a quase toda a extensão do litoral brasileiro; candidatos priorizam áreas em que vão bem

Os três primeiros colocados segundo a última pesquisa do Datafolha tiveram 348 eventos públicos em 57 dias de campanha

RANIER BRAGON
EM SÃO PAULO

MARCELO DIEGO
EDITOR-ADJUNTO DE BRASIL

Em 57 dias de campanha, os três principais candidatos à Prefeitura de São Paulo priorizaram os redutos onde tradicionalmente são mais bem aceitos. Nos 348 eventos públicos que participaram até a última quinta, Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) percorreram uma distância em São Paulo que equivale a quase toda a extensão do litoral brasileiro.
Foram cerca de 7.300 quilômetros até agora. Cada um dentro de sua característica, os três visitaram favelas, associações de moradores, escolas, creches, hospitais, participaram de minicomícios, festas, caminhadas, debates e vários outros eventos, o que propiciou às equipes de filmagem que os acompanha recolher farto material para exibição no horário eleitoral gratuito.
Líder na pesquisa Datafolha divulgada ontem, com 39% das intenções de voto, Marta fez o maior número de visitas ao extremo leste e ao extremo sul (20 a cada uma). É nessas duas regiões que ela sustenta a maior diferença em relação a Geraldo Alckmin.
Não é à toa que o extremo leste -mais especificamente o bairro Jardim Helena- foi o local escolhido para Marta promover ontem o primeiro evento de sua campanha ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Tem mais gente nas regiões sul e leste, há mais relações políticas, entidades, mas isso não quer dizer que discriminamos outras regiões. A campanha não acabou", afirma o deputado Carlos Zarattini, coordenador da campanha. Ao todo, a petista participou de 126 eventos, de acordo com a agenda oficial de campanha, tendo percorrido estimados 2.060 quilômetros.
O segundo colocado nas pesquisas percorreu distância estimada similar à de Marta -2.060 quilômetros-, mas pulverizou mais suas visitas. Alckmin esteve em iguais oportunidades no extremo leste, no leste, no sul e no oeste. Nessas três últimas regiões, que contornam a região central da cidade, o tucano alcança seus maiores índices de intenção de voto.
"Fizemos um trabalho de presença espalhada pela cidade. O Alckmin é entre os principais candidatos aquele que tinha a imagem menos identificada à de candidato a prefeito. Agora, com a TV, vai dar para a gente priorizar mais", afirmou o coordenador da campanha tucana, Edson Aparecido. Ele ressalta que em algumas ocasiões Alckmin visita diversos pontos de uma região apesar de em sua agenda constar visita a um local apenas. De acordo com o registro oficial da campanha, Alckmin participou de 94 eventos.
Já Gilberto Kassab cumpriu duas agendas igualmente repletas de eventos de rua, a de candidato e a de prefeito. Além disso, ele fez uso de instrumento de lhe facilitou muito o deslocamento no complicado trânsito de São Paulo. Na verdade, sobre o complicado trânsito -Kassab foi a vários eventos de helicóptero.
A distância estimada que ele percorreu nos 128 eventos, como candidato e prefeito, é de 3.154 quilômetros, cerca de 50% a mais do que os concorrentes. Como prefeito, Kassab percorreu mais quilômetros em eventos públicos do que como candidato.
As regiões oeste, sul e extremo sul foram as mais visitadas. Na sul ele obtém uma de suas melhores intenções de voto até agora.
A assessoria do democrata diz que ele manteve como prefeito "uma média diária de eventos próxima ao que realizou desde que assumiu o cargo" e que essa agenda "obedece a diversos fatores que determinam a necessidade das visitas e vistorias".
Todos os candidatos participaram de muitos eventos no centro de São Paulo, mas vários deles foram motivados por assuntos não-relacionados à região -é que lá ficam dois dos três comitês centrais de campanha, além de ser sede de várias entidades visitadas.
As regiões que menos viram a presença dos candidatos foram a norte/noroeste. A distribuição de eleitores pela cidade ajuda a explicar isso. Enquanto sul/extremo sul e leste/extremo leste concentram 66% do eleitorado paulistano, a região norte/noroeste tem apenas 12%.
A Folha estimou as quilometragens com base no site Google Maps Brasil. O critério foi ida e volta ao evento, tomando como ponto de partida a casa do candidato ou o comitê (ou a prefeitura, no caso de Kassab), dependendo do horário.


Texto Anterior: Líderes da disputa consideram positivo resultado do Datafolha
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.