São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MG
Acordo com sócio privado é o motivo
Itamar vai à Justiça para controlar Cemig

da Agência Folha, em Belo Horizonte

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), decidiu ir à Justiça contra o sócio privado do governo mineiro na Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para desfazer o acordo de acionistas assinado em maio de 1997, na gestão do seu antecessor, Eduardo Azeredo (PSDB).
A informação foi dada ontem pelo presidente da Cemig e amigo de Itamar, Djalma Morais, um dos defensores da medida. Itamar não comentou o assunto.
Reunido no domingo com seus assessores, o governador decidiu barrar o acordo que dá ao sócio privado na estatal mineira (grupo formado pelas norte-americanas AES e Southern Electric e o Banco Opportunity) poder e influência na administração da empresa, mesmo tendo 32,96% das ações ordinárias (com direito a voto) -o governo mineiro tem 51%.
O acordo foi oferecido pelo governo Azeredo para que a Cemig pudesse encontrar um sócio. O grupo liderado pela Southern Electric pagou R$ 1,13 bilhão e teve o acordo como um incentivo.
Itamar, que questiona a privatização de Furnas, diz que o governo de Minas perdeu o controle da estatal. Por esse motivo, o Estado vai impetrar uma medida cautelar na Justiça. (PAULO PEIXOTO)

Texto Anterior: Celso Pinto: Cemig ajuda Itamar
Próximo Texto: Seca: Nordeste deve ter estiagem agravada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.