São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISTRITO FEDERAL

Equipamentos estavam em caixas na cidade-satélite de Ceilândia

Impressoras de urnas são achadas perto de Brasília

FLÁVIA SANCHES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dois módulos impressores de urnas eletrônicas que estavam dentro de caixas de papelão foram encontrados na cidade-satélite de Ceilândia (Distrito Federal) na madrugada de ontem.
Os equipamentos foram encaminhadas para a Polícia Federal. De acordo com a PF, as caixas tinham identificações de zonas eleitorais do Distrito Federal.
O superintendente da PF, Euclides Rodrigues da Silva Filho, afirmou que as características do equipamento indicam que seriam módulos impressores oficiais.
Segundo a Justiça Eleitoral, as urnas eletrônicas utilizadas no DF neste ano tinham módulo impressor acoplado. Os equipamentos foram encaminhados para a perícia, e o laudo deve ficar pronto somente na próxima segunda.
O TRE, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que só vai se pronunciar depois do resultado dos laudos. Ainda ontem o delegado da PF Giacommo Santoro foi ao TRE para saber se, durante o período eleitoral, desapareceu algum equipamento.
Santoro também iria interrogar o coordenador eleitoral do tribunal, Elindison Mendes, e o juiz eleitoral da 12ª zona eleitoral do Distrito Federal, Iram de Lima.
De acordo com o superintendente da Polícia Federal, as impressoras achadas tinham identificações das seções 210 e 213, que ficam na 12ª zona eleitoral do DF.
De acordo com o depoimento do cabo da Polícia Militar Klaudeir Teles Gonçalves, que encontrou as caixas com as impressoras, elas estavam próximas a um ponto de ônibus de Ceilândia.
No depoimento, o cabo afirma que pediu carona a um carro da Polícia Militar que passou pelo local para levá-lo até a PF.
Pouco antes do primeiro turno das eleições, em setembro, a Polícia Federal havia encontrado 85 urnas eletrônicas suspeitas no Distrito Federal. Cinco estavam completas e estariam sendo usadas para ensinar eleitores a votar. O restante eram peças de urnas que estavam em um parque.
O novo caso levou a direção do PT local a adiar para sexta-feira a entrada no pedido de impugnação do resultado das eleições e com ações por abuso de poder econômico e político no Tribunal Regional Eleitoral do DF.
O candidato do PT Gerado Magela foi derrotado nas urnas por Joaquim Roriz (PMDB) por uma diferença de cerca de 15 mil votos.


Texto Anterior: Caso PC: Advogado de PMs vai recorrer
Próximo Texto: Orçamento: Governo quer verba para servidor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.