São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista recebe cumprimentos de lideranças
internacionais

DA REDAÇÃO

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, desde o anúncio de sua vitória anteontem, telefonemas, cartas e manifestações de apoio de lideranças internacionais. Entre elas está o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que chamou Lula de "grande irmão, amigo e companheiro socialista". Para ele, "o capitalismo imperialista estava de olho, tratando de tirar Lula do caminho. Mas aí está o povo do Brasil, ratificando o presidente".
O presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, também expressou a sua "mais cordial felicitação" pela reeleição de Lula. Em telegrama, o presidente espanhol aproveitou para dizer que quer seguir aprofundando a relação estratégica entre Espanha e Brasil.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, cumprimentou Lula por sua "vitória significativa" e disse que o segundo mandato será para estreitar a relação dos dois países.
A União Européia destacou o "triunfo de Lula" e voltou a desejar um acordo "ambicioso" de livre comércio com o Mercosul.
Daniel Ortega, ex-presidente da Nicarágua, disse durante um comício: "Lula, estamos aqui com o povo de Manágua, celebrando a tua vitória, que é nossa vitória também". Lula recebeu cartas do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e do colega francês, Jacques Chirac. O gabinete já agendou telefonemas de chefes de Estado, como Namíbia, Espanha, Líbia, Bolívia, Argentina, Estados Unidos, Equador e El Salvador.


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Partidos aliados já se mobilizam para ampliar espaço no governo
Próximo Texto: PFL deve perder dianteira no Senado para PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.