São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL deve perder dianteira no Senado para PMDB

FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a eleição de senadores para governos de Estado no segundo turno, o PFL ficou com a maior bancada no Senado para a próxima legislatura, com 18 integrantes, superando o PMDB em apenas um membro. Esse quadro deve se alterar, no entanto, com a esperada migração de senadores para o PMDB.
A praxe do Senado é que a maior bancada indique o presidente da Casa. O PMDB deve receber pelo menos três senadores de outros partidos, mantendo-se como a maior bancada. Ainda assim a oposição cogita lançar candidato para disputar com o atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os nomes, por enquanto, são Marco Maciel (PFL-PE) e José Agripino (PFL-RN).
A oposição no Senado saiu fortalecida das eleições. Atualmente os partidos da base aliada possuem 44 dos 81 senadores e, de acordo com o resultado das urnas, terão 43. Na prática, no entanto, a oposição pode ter a maioria devido às traições da base de sustentação do governo.
Apesar de manter o discurso duro contra o Palácio do Planalto e as cobranças em relação aos escândalos de corrupção, a oposição na Casa pretende continuar colaborando nas votações. As matérias mais importantes que estão na pauta para serem votadas ainda neste ano são a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o Orçamento da União e a Lei da Pequena e Micro Empresa. Na Câmara dos Deputados há o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
"A oposição nunca deixou de ser cooperativa", disse o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). "Não farei boicote ao governo porque seria boicotar o país e uma revanche com o eleitor", acrescentou ele.


Texto Anterior: Petista recebe cumprimentos de lideranças internacionais
Próximo Texto: Argentina festeja eleição de Lula; mídia destaca "grande triunfo" do presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.