São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos travam disputa para liderar Legislativo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Consumada a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, começou a disputa para as presidências da Câmara e do Senado. Com a maior bancada de deputados federais e prestes a reunir a maior de senadores, o PMDB diz que disputará os dois cargos. Mas a tendência é que se contente em emplacar Renan Calheiros (AL) por mais dois anos no comando do Senado.
A oposição cogita lançar um candidato contra Renan, nem que seja para marcar posição.
O PFL reuniu nas urnas a maior bancada, com 18 integrantes. Logo em seguida vem o PMDB, com 17, mas esse cenário não deve se sustentar porque pelo menos três senadores devem migrar para o PMDB.
Renan minimizou ontem a disposição da oposição e disse que é cedo para discutir o tema. Na eleição de 2005, ele teve apoio da oposição. A renovação das Mesas da Câmara e do Senado será em 1º de fevereiro, início da próxima legislatura.
Na Câmara, o PMDB, com 89 deputados eleitos, e o PT, com 83, serão as maiores bancadas em 2007 e terão palavra decisiva na sucessão de Aldo Rebelo (PC do B-SP), que só conseguirá se reeleger se receber novamente forte apoio do Planalto.
Embora as conversas estejam ainda em estágio inicial, é certo que o PMDB "venderá" caro o apoio a um nome que não seja de um filiado seu, mesmo que Renan consiga se reeleger presidente do Senado.
O que PT e outras siglas governistas esperam é que o partido abra mão da disputa em troca de uma fatia mais generosa do novo ministério.
"Não fiz nem farei nenhum movimento para viabilizar o meu nome", afirmou Geddel Vieira Lima (BA), um dos cotados do PMDB para o posto.
Lula gosta de Aldo, mas sempre manifestou apreço por seu ex-ministro Ciro Gomes (PSB).


Texto Anterior: Apelo: CNBB pede a Lula que seja criterioso ao formar ministério
Próximo Texto: Eleições 2006/Política externa: Bush deve ligar hoje para parabenizar Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.