São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lacerda diz que Serra lidera "projeto de centro-direita"

Afilhado de Aécio, prefeito eleito de BH reage a alfinetada de governador de SP

Ao diferenciar PSDB mineiro do paulista, prefeito eleito diz que o partido em Minas, que o apoiou na eleição, é de "centro-esquerda"

ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O prefeito eleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou ontem que o PSDB de Minas Gerais é diferente do PSDB paulista ao classificar de "centro-esquerda" a aliança que o elegeu -que contou com a participação informal do partido e formal do PT- e ao chamar de "centro-direita" a aliança que apoiou Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo.
"O PSDB em Minas Gerais é social-democrata. Em São Paulo, o projeto vitorioso é de centro-direita", afirmou o eleito.
O comentário ocorre após o governador José Serra (PSDB), que costurou a aliança vitoriosa em São Paulo, ter classificado a coligação petista-tucana em torno de Lacerda como "um projeto eleitoral complexo que deu certo, na perspectiva de Aécio [Neves]", e ter considerado que se trata de uma "fórmula local" que não tem como se repetir nacionalmente.
Afinado com o governador de Minas e presidenciável, Aécio Neves (PSDB), Lacerda disse que ninguém será eleito em 2010 se não conseguir aglutinar forças e que, nesse aspecto, os políticos mineiros levam vantagem: "Sou mineiro e a capacidade que o Estado tem de buscar convergências é algo histórico. O país precisa disso. Sem aglutinar várias forças nem o Serra se elege", afirmou ele.
Estreante no PSB, Lacerda disse que irá defender na disputa presidencial de 2010 uma composição semelhante à costurada em Belo Horizonte. "Defendo que seja um projeto de centro-esquerda o mais amplo possível", declarou.
Além do apoio de Aécio, ele ainda teve como cabo eleitoral o atual prefeito da capital, Fernando Pimentel (PT), que também defendeu mais "conversa" entre PT e PSDB.
O prefeito eleito participou ontem da reunião da Executiva Nacional do PSB, em Brasília. O presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, afirmou que Marcio Lacerda é hoje a "maior estrela do partido" -que tem em seus quadros o deputado federal Ciro Gomes (CE), que já disputou a Presidência em duas ocasiões (1998 e 2002). Em 2002, Lacerda foi coordenador financeiro da campanha presidencial de Ciro e continuou com ele como ministro-adjunto na Integração Nacional.


Texto Anterior: Serra defende que BB e Caixa liberem crédito
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.