Campinas, Sábado, 1 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÁFICO
Apreensão da droga, que vinha do Mato Grosso do Sul, foi feita em Americana e Campinas; quatro foram presos
Polícia apreende 210 quilos de cocaína

Frâncio de Hollanda/Folha Imagem
O delegado da Polícia Federal de Campinas, Admir Tozo, com os 210 quilos de cocaína apreendidos


ELI FERNANDES
free-lance para a Folha Campinas

A PF (Polícia Federal) de Campinas apreendeu ontem de manhã 210 quilos de cocaína pura.
A droga vinha de avião do Mato Grosso do Sul para a região e seria distribuída em dois lotes, um em Americana (28 km de Campinas) e outro que estava sendo transportado numa perua em direção a São Paulo (99 km de Campinas), na rodovia dos Bandeirantes, no Jardim América, em Campinas.
Essa foi a maior apreensão feita pela Polícia Federal na região, segundo o delegado da PF em Campinas, Admir Tozo. Ele disse que, em quatro anos de atuação, recolheu cerca de 450 quilos da droga. A maior apreensão do Estado (323 quilos) foi feita pela Polícia Civil em Indaiatuba (47 km de Campinas), no mês de janeiro.
A polícia manteve a droga na sede da delegacia em Campinas, no Jardim Guanabara. O objetivo era incinerar a cocaína ontem mesmo e evitar o sumiço do produto, como ocorreu com 340 quilos que foram roubados do IML (Instituto Médico Legal) de Campinas.
Tozo disse que uma projeção da PF indica que os 210 quilos seriam misturados a outras substâncias, que aumentariam o peso da droga em pelo menos três vezes. Tal quantidade, vendida em papelotes por R$ 10 em média, renderia cerca de R$ 6 milhões aos traficantes.
A droga foi descarregada de um avião monomotor na fazenda Santo Ângelo, em Brotas (na região central do Estado), que acabou sendo apreendido pela Polícia Civil da cidade, às 20h de anteontem.
Segundo o delegado de Brotas, José Fernando Garcia, a polícia foi chamada ao local por moradores da propriedade que estranharam o pouso da aeronave sem pedido de permissão.
O piloto foi preso e o delegado disse ter informado o fato à Polícia Federal de Ribeirão Preto. "Eles me disseram que a polícia de Campinas já estava à espera dessa droga para apreensão", disse Garcia.
A PF de Campinas informou que investigava a condução da droga havia três dias. A cocaína foi tirada do avião em Brotas antes da chegada da Polícia Civil ao local.
Em Campinas, a apreensão começou por volta de 7h30. Metade da droga estava em um fundo falso da Kombi, que transportava sacos de batata.
O motorista do veículo, Valmir Vieira da Silva, 31, foi preso. Segundo a PF, ele informou que o resto da cocaína estava em uma casa da Vila Ipiranga, em Americana. Lá foram presos Leonardo Lucas Paolin, que, segundo a PF, é fugitivo de um presídio no Mato Grosso, Rogério Pereira dos Santos e Marcos Aparecido Romagnolo.
A Polícia não permitiu que eles dessem entrevista. Também não foi informado o local onde ficariam presos. Junto com a droga, foram encontradas armas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.