Campinas, Domingo, 04 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOVEST 2000
Unicamp tem 17 empresas para treinar estudantes; PUC-Camp e Unip investem no sistema
Empresas-júnior preparam alunos

CAROL MONTONE
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

As universidades de Campinas apostam na criação de empresas-júnior dentro das faculdades como forma de aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho.
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) tem hoje 17 empresas-júnior.
Na PUC-Campinas, a Consultores Júnior é um serviço de assessoria que envolve alunos dos cursos de administração, economia e ciências contábeis.
O serviço desenvolve uma média de 20 projetos por ano, para micro e grandes empresas, segundo a diretora comercial e aluna do 3º ano do curso de economia, Luciana Cristina Silva, 21.
Nenhum dos integrantes da Consultores Júnior é remunerado, o que não diminui a motivação, segundo Luciana.
"Faço estágio remunerado em um banco e estou até pensando em sair para me dedicar só à empresa-júnior", disse.
A empresa funciona também como uma agência de empregos. "Montamos um banco de currículos dos alunos que é procurado pelos empresários da região", afirmou Luciana.
"Nenhum aluno deveria sair da faculdade sem ter o que chamamos prática orientada, porque só essa vivência dá segurança e competência para o exercício da profissão", disse a professora e coordenadora do curso de psicologia da Unip (Universidade Paulista), Ana Lúcia Nogueira.
Ela é uma das idealizadoras de um projeto que possibilita, aos alunos do 5º ano de psicologia da Unip, a elaboração de propostas para escolas de ensino médio e fundamental nas redes pública e particular de Campinas e cidades da região.
As estudantes Thelma Regina Rigoleto, 23, e Tais Helena Machado Couto, 41, trabalham cinco horas por semana no projeto.
Elas orientam crianças e adolescentes de escolas da periferia de Indaiatuba. "O psicólogo tem que vivenciar a profissão."
A empresa-júnior da Unicamp, Compec, tem 30 projetos em andamento só neste ano, como novos softwares e sistemas de gestão produtiva.


Texto Anterior: Sem verba, Recra pode "sumir"



Próximo Texto: Dicas: Matemática exige estudo do contexto social atual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.