Campinas, Domingo, 04 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS
Matemática exige estudo do contexto social atual

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Para responder às questões de matemática nos vestibulares, o estudante tem que estar informado sobre o contexto social, político e econômico. Não basta apenas ter praticado cálculos, segundo professores.
"O primeiro passo para ir bem nas provas é estar informado sobre questões atuais e saber analisar gráficos e exercícios", diz o professor de matemática do cursinho COC-Campinas Valdeci Ferreira, o Cebolinha, 38.
Segundo o professor, a tendência das provas de todos os processos seletivos é de universalidade nas questões, que podem ser de matemática e formuladas com dados reais de outras disciplinas, como geografia, por exemplo.
Em relação ao conteúdo teórico da matéria, o professor lembra que o aluno precisa dominar a matemática básica.
Exercícios de potenciação e fatoração sempre aparecem nas provas. "Geometria é outro assunto importante", diz Ferreira.
De acordo com ele, algumas provas tem até 50% de questões sobre geometria.
"Os estudantes geralmente não têm simpatia por essa parte da matéria, acham complicado, o que é uma bobagem, porque a geometria é a parte mais palpável da matemática", diz o professor. "O aluno visualiza um ângulo de uma casa e assim por diante, é só prestar atenção", completa.
Outra dica dele é que os candidatos estudem álgebra, principalmente a parte de funções.


Texto Anterior: Fovest 2000: Empresas-júnior preparam alunos
Próximo Texto: Informações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.