Campinas, Sábado, 05 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tornado surpreende especialista

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O coordenador do Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Hílton Silveira Pinto, afirmou que a intensidade dos ventos que atingiram a região no início da noite de ontem surpreendeu os pesquisadores especialistas em clima.
Segundo Silveira, tornados como o de ontem só foram registrados recentemente na região nos anos de 1991 e 1996. "É um fenômeno raro o que aconteceu. Pelo que eu pude verificar, os ventos foram muito intensos, de até 300 km/h", afirmou.
O pesquisador disse que o tornado que passou pela região foi causado pelo choque ocorrido entre uma massa de ar quente e uma frente fria.
Os tornados, de acordo com ele, atingem de 100 a 400 metros de largura e possuem cinco níveis de velocidade, com picos de até 510 km/h.
O tornado de ontem atingiu o nível 2 das velocidades estipuladas para o fenômeno.


Texto Anterior: Temporal: Tornado de 300 km/h atinge nove cidades, mata 1 e deixa 196 mil sem luz
Próximo Texto: Vendaval em Itu matou 15 em 91
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.