Campinas, Sábado, 05 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendaval em Itu matou 15 em 91

DA FOLHA CAMPINAS

Em 1991, um vendaval, que durou apenas dois minutos, provocou a morte de 15 pessoas em Itu. Deixou 200 feridos e 20 desabrigados. A velocidade dos ventos, na ocasião, foi de 180 km/hora.
Com a ventania, que começou no fim da tarde, por volta das 18h40, a cobertura de um posto de gasolina da cidade caiu sobre vários carros, postes de luz e árvores foram arrancados. Além disso, cerca de 200 casas e dez empresas foram destelhadas.
Em 94, um vendaval, que durou menos de dez minutos, em Ribeirão Preto (219 km de Campinas), matou três pessoas e deixou pelo menos 130 feridos. Os ventos atingiram 108 km/h, velocidade três vezes menor que a do tornado que atingiu a região de Campinas ontem. Na época, assim como a Prefeitura de Itu havia feito em 91, a de Ribeirão Preto decretou estado de calamidade pública, após avaliar os prejuízos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 500 famílias ficaram desabrigadas em Ribeirão Preto. A maioria foi vítima de desabamentos.
O então governador do Estado, Luiz Antonio Fleury Filho (PMDB), liberou US$ 1 milhão para a cidade.
Os prejuízos causados pelo vendaval e pela chuva de granizo chegaram aos US$ 6 milhões.


Texto Anterior: Tornado surpreende especialista
Próximo Texto: Violência: Chacina deixa três mortos em Jundiaí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.