Campinas, Quinta, 5 de agosto de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTES
Motoristas de ônibus e perueiros entraram em conflito
Confronto deixa 250 mil sem ônibus em Jundiaí

RICARDO BRANDT
free-lance para a Folha Campinas

Pelo menos dois confrontos entre condutores de ônibus e perueiros deixaram ontem cerca de 250 mil pessoas sem ônibus em cinco cidades na região de Jundiaí, segundo a CNTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Transporte) da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
A greve atingiu as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Cabreúva, Campo Limpo Paulista e Itupeva. A paralisação aconteceu das 7h às 17h de ontem.
Os cerca de 1.400 motoristas e cobradores da região bloquearam a avenida Fernão Dias Paes Leme, a principal de Várzea Paulista, e houve protesto em pelo menos dez pontos de Jundiaí.
Os condutores afirmam estar sendo vítimas de agressões por parte do perueiros, que fazem o transporte intermunicipal em Várzea Paulista e Jundiaí.
O motivo que culminou na greve geral foi o confronto entre perueiros e um motorista da Viação Rápido Luxo na sexta-feira passada, no terminal central de Várzea Paulista.
O motorista da empresa, identificado apenas como Adão, teria sido agredido por dez perueiros, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Jundiaí e Região, Laurindo Lopes.
O presidente da ADC (Associação de Defesa dos Consumidores), Hélio Aparecido de Barros, que representa os perueiros, disse que o confronto só ocorreu em defesa própria.
"Hoje (ontem) os motoristas de ônibus apedrejaram uma de nossas peruas e agrediram um dos colegas nessa paralisação", afirmou Barros.
O vice-presidente do sindicato dos condutores disse que a greve terminaria ontem mesmo, mas se voltarem a ocorrer problemas, haverá nova paralisação.
Os prefeitos de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB), e de Várzea Paulista, Clemente Manuel de Almeida (PMDB), garantiram aos donos das empresas que trabalham na região que a fiscalização do transporte alternativo será prioridade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.