Campinas, Quinta-feira, 07 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE
Prefeito afirma que apenas autoriza reajuste se permissionárias e alternativos cumprirem metas em 90 dias
Toninho aumenta tarifa de ônibus em 30%

DA FOLHA CAMPINAS

O prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos (PT), anunciou ontem o aumento de 30% na tarifa de ônibus e a implantação do projeto de integração do transporte urbano da cidade.
A tarifa passa de R$ 1 para R$ 1,30 a partir do próximo dia 4 de agosto. No entanto o prefeito só assina o decreto autorizando o aumento se as seis empresas permissionárias e os alternativos de Campinas cumprirem as metas impostas pela prefeitura em um prazo de 90 dias.
O anúncio foi detalhado tecnicamente pelo secretário dos Transportes, Marcos Bicalho.
As empresas terão que aumentar a frota em mais 130 ônibus novos. Hoje, as empresas atuam com uma frota de 680 carros e têm uma reserva de 640 ônibus.
O aumento da frota é progressivo. Devem ser entregues 23 carros até o próximo dia 1º de julho e mais 80 ônibus até dia 4 de agosto, totalizando 103. Os demais 27 não têm data para serem colocados em circulação.
Os primeiros 23 ônibus foram entregues ontem pelos empresários. Eles também terão que recontratar cerca de mil cobradores, dispensados a partir de outubro de 99 com a automatização dos coletivos.
O presidente da Transurc (Associação das Empresas do Transporte Urbano Coletivo de Campinas), Armando Damasceno, disse que as metas podem ser atingidas até antes do prazo.
"Na prática, podemos cumprir essas metas, que devem recuperar a credibilidade do sistema de transporte coletivo de Campinas", afirmou Damasceno.
O sistema alternativo será obrigado a transportar gratuitamente idosos com mais de 60 anos -como determina a lei que não é cumprida na cidade- e estudantes, pagando 40% da passagem.
"Vamos tentar conscientizar a categoria para que essa meta seja cumprida", disse Lourival Carlos da Silva, presidente do Sinpetrac (Sindicato dos Permissionários do Transporte Coletivo de Campinas). (DIOGO PINHEIRO)

Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Integração do sistema ainda será discutida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.