Campinas, Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tráfico financia aeroportos em SP

VALÉRIA DE OLIVEIRA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O narcotráfico financia a conservação de alguns aeroclubes e de pistas de pouso em São Paulo. Essa é uma das conclusões da CPI do Narcotráfico que consta no relatório final, aprovado na madrugada de ontem na Câmara.
No relatório estão listados 84 indiciamentos no capítulo destinado ao Estado. Alguns nomes são repetidos. É o caso de Ari Natalino da Silva, acusado de narcotráfico e crime organizado.
A comissão constatou que existem, em todo o Estado de São Paulo, pequenos aeroportos e pistas autorizadas ou clandestinas muitas vezes mantidas por narcotraficantes. Elas permitem o "trânsito das aeronaves sem controle por parte dos órgãos fiscalizadores", segundo relatório.
O documento considera São Paulo um dos principais "ou o principal local de rota, apoio, distribuição e consumo de drogas do país". Isso se deve, no entendimento da CPI, à localização, à riqueza e à topografia do Estado.
O relatório cita também "a vantagem dos canaviais para arremessar a droga e pistas oficiais sem nenhum controle ou clandestinas, que até parecem que foram feitas sob encomenda."
Segundo a CPI, 14 cidades foram identificadas como os maiores focos de narcotráfico no Estado. Além delas, o relatório cita Baixada Santista, Vale do Paraíba e litoral norte. O documento diz que o dinheiro do tráfico é investido em agências de automóveis, empreendimentos imobiliários e firmas prestadoras de serviços.


Texto Anterior: Relatório será encaminhado a promotores
Próximo Texto: Caso Perus: Ossadas são transferidas para IML de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.