Campinas, Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nº de ocorrências cai nas duas cidades

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O moderno sistema de monitoramento por vídeo aplicado em Vinhedo diminuiu em 45% o índice de ocorrências de roubo e furto no centro da cidade, em apenas um ano de funcionamento.
Em Americana, depois de três anos da sua instalação, a vigilância eletrônica reduziu de 55 para 2 a média de ocorrências na região central durante o mês, segundo a Polícia Militar.
"É tolerância zero, pois a câmera gira 360º e tem um alcance muito longo de captação de imagens. Qualquer roubo é percebido pela polícia", disse o capitão da PM Luiz Antônio Crivelari.
"Agora precisamos de verba para colocar câmeras em outros pontos violentos da cidade e também para gravarmos todas as imagens captadas, como acontece no exterior e em Vinhedo", completou Crivelari.
O monitoramento por vídeo em Americana é feito por apenas uma câmara, instalada na zona de maior movimentação do comércio, no centro da cidade.
Vinhedo, por outro lado, conta com um sistema de vigilância composto por 42 câmeras. A maior parte delas (32) está colocada no centro. Outras 16 foram implantadas no portal de entrada do município.
Apesar de ser exemplo de vigilância para todo o país, o sistema utilizado em Vinhedo não é considerado ideal pelo secretário municipal da Segurança, Antônio Falsarella.
"Reduzimos muito as ocorrências, mas precisamos expandir o projeto, pois Vinhedo está entre as cidades que registram altos índices de criminalidade, como Campinas e Jundiaí, e sofre com os reflexos dessa localização", afirmou o secretário.
Para o comandante do 19º Batalhão da PM de Americana, responsável pelo policiamento de nove municípios, tenente-coronel Osmar Sabbatini, a maior vantagem do monitoramento por vídeo é a sua ação preventiva.
"Com um custo insignificante de manutenção, a câmera pode registrar e também prever assaltos, pois inibe a ação de criminosos e capta pessoas em atitude suspeita", disse.


Texto Anterior: Violência: Câmeras reduzem crimes em até 96%
Próximo Texto: Mogi Guaçu inicia fase de testes no centro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.