Campinas, Domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA 3
Evento terá atividades entre os dias 13 e 22 de setembro; um dos objetivos é atrair turistas para Campinas
Festival substitui Semana Carlos Gomes

da Reportagem Local

As secretarias da Cultura de Campinas e do Estado vão promover o 1º Festival Carlos Gomes na cidade, entre 13 e 22 de setembro -passados 102 anos da morte do maestro campineiro.
O festival é uma nova versão da Semana Carlos Gomes, promovida anualmente nessa data em todo o Estado. O evento vai contar com investimentos de R$ 20 mil.
"Estamos tentando conseguir patrocínio com algum banco interessado em investir em cultura", afirmou Vera Pessagno. De acordo com ela, uma semana seria pouco tempo para a realização das atividades do festival.
O objetivo do festival é divulgar a música e a cultura de Carlos Gomes, que nasceu em Campinas em 11 de julho de 1836. Além disso, a idéia é atrair turistas para a cidade.
O secretário da Cultura de Campinas, João Plutarco Rodrigues de Lima, disse que o festival pretende resgatar tudo o que Campinas deve ao compositor. "Vamos mostrar a honra de ter um 'filho' como Carlos Gomes", afirmou. No centenário da morte, Campinas "se esqueceu" do maestro.
O evento será aberto dia 13 de setembro às 10h, com uma palestra de José Alexandre dos Santos Ribeiro, estudioso da vida de Carlos Gomes, em frente ao monumento-túmulo, que fica na praça Antônio Pompêo, próxima ao largo do Carmo, no centro.

Programação
O festival terá apresentações da Orquestra Sinfônica de Campinas, nos dias 19, 20 e 22 de setembro no Centro de Convivência Cultural, da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado, dia 13 no teatro Castro Mendes, e da Orquestra de Câmara de Campinas, dia 18 no Jockey Clube.
Corais e bandas de Campinas, da região e de São Paulo também se apresentarão no festival. As apresentações ainda não têm data e local definidos.
Além disso, está previsto um concurso para cantores líricos (leia texto ao lado) e uma missa na Catedral Metropolitana, com acompanhamento do Coral Pio 11, dia 20 de setembro.
Durante o festival serão comercializados conjuntos de quatro CDs e livros gravados e editados pelo governo do Estado do Pará, local onde Carlos Gomes morreu.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.