Campinas, Domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local deverá ser ampliado até o final do ano com a mudança da biblioteca do CCLA para o Alto Taquaral
Museu Carlos Gomes está reformulado

Marcos Peron/Folha Imagem
Argolas e ganchos que sustentavam a rede onde Carlos Gomes teria morrido, aos 60, após uma carreira de sucesso


da Reportagem Local

O museu Carlos Gomes, que funciona no CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes), foi reformulado e reinaugurado para visitação no final do mês passado. A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) investiu R$ 60 mil no projeto.
O acervo inclui desde objetos pessoais do maestro, como cartas enviadas e recebidas por ele, até uma pá utilizada por Santos Dumont, quando ele participou do lançamento da pedra fundamental do monumento-túmulo do maestro, inaugurado em 1903.
O museu expõe também detalhes interessantes da vida do maestro, como a argola que prendia a rede em que ele teria morrido, em Belém do Pará, pobre e quase esquecido. Os políticos da época teriam "armado" depois uma cena com o corpo do maestro, cercado de médicos e amigos.
O acervo foi iniciado em 1904. As primeiras peças foram duas caixas de madeira, feitas especialmente para guardar partituras e cartas.
O museu passou por um processo de reestruturação e modernização, iniciado em fevereiro de 1996, com a reprodução fotográfica do acervo e elaboração de um inventário de sua biblioteca.
Em janeiro deste ano foi iniciada a segunda etapa, com recursos da Fapesp. Os arquivos estão organizados e informatizados.
Em razão da reestruturação, a Prefeitura de Campinas cedeu um terreno de 2.500 2, no Alto do Taquaral, região norte, para a construção de nova sede para o CCLA.
A diretora do museu, Days Peixoto Fonseca, disse que a intenção é transferir a biblioteca do CCLA para o local até o final do ano. O museu continuará no centro e terá seu pequeno espaço ampliado.
O museu fica no CCLA, na rua Bernardino de Campos, 989, terceiro andar, no centro de Campinas. O telefone é (019) 231-2567.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.