Campinas, Domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Busca por liberdade é incentivo

da Reportagem Local

Especialistas consultados pela Folha afirmam que a busca pelo trabalho alternativo pode expressar tanto a busca pela liberdade quanto a falta de oportunidade no mercado de trabalho.
A antropóloga Andréa Martini, 27, disse que a "formatização" do trabalho e a falta de interação entre os trabalhadores estimulam a saída do mercado formal.
Segundo Andréa, a falta de liberdade que acompanha o trabalho formal leva o jovem trabalhador a buscar satisfação em funções livres, sem exigências patronais básicas, como horários fixos. Já para o cientista social da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) Pedro Rocha Lemos, 47, a busca por trabalhos alternativos revela a falta de vagas no mercado formal.
"É uma questão de desemprego e falta de perspectivas. Não vejo como decisão assumida só por opção", disse.
Lemos disse acreditar que poucas pessoas fazem a escolha pelo informal por vontade própria.
"Já a maioria faz isso para sobreviver e pelo desespero diante da carência de recursos para montar o próprio escritório, por exemplo, ou da própria falta de empregos no mercado", disse Lemos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.