Campinas, Segunda, 10 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chico mantém escola provisória há 2 anos

free-lance para a Folha Campinas

Pouca estrutura urbana chegou à área de ocupação onde ficam o Parque Oziel e o Jardim Monte Cristo, desde que surgiram em 1997, durante a administração do prefeito Chico Amaral (PPB).
Ele decretou parte da área como de utilidade pública, o que impede que a Justiça reintegre as terras a seus proprietários e fez uma escola que funciona pelo segundo ano dentro de contêineres.
Fora isso, o abastecimento de água é feito em torneiras comunitárias. Não há água encanada nem coleta de esgoto.
A coleta de lixo é feita três vezes por semana no bairro.
A rede elétrica da área é praticamente toda clandestina.
A principal intervenção do prefeito na área é feita por meio da Cohab (Companhia de Habitação Popular) de Campinas, que está respaldando a criação de um fundo comunitário entre os moradores para a "compra" de todas as terras invadidas.
O presidente da Cohab, Rubens Guilherme, que também é secretário municipal da Habitação, informou por meio de sua assessoria de imprensa que o órgão deve intermediar a criação do fundo pela CEF (Caixa Econômica Federal).
A Cohab e a Secretaria da Habitação avaliam a abertura do fundo em outros bancos oficiais, mas já possui intermediação semelhante na comercialização de lotes de outras ocupações.
A Cohab, segundo a assessoria de Guilherme, vai oferecer assistência jurídica e poderá ser titular da conta bancária para onde irá o dinheiro proveniente do pagamento das terras pelos sem-teto.
O assentamento das famílias, no entanto, não deve aliviar a situação da área com relação à qualidade de vida de seus moradores.
O diretor de Saúde da Prefeitura de Campinas, Igor Del Guércio, disse que não há previsão de investimentos da administração municipal na área por falta de recursos financeiros.
"Alguma coisa pode ser feita para melhorar o atendimento na unidade de saúde do Jardim São José, criar algumas parcerias, mas por enquanto não há perspectivas boas para o lugar", disse o diretor da secretaria.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.