Campinas, Sábado, 10 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTIAGEM
Itu negocia abertura de represas particulares

DA FOLHA CAMPINAS

O prefeito de Itu (55 km de Campinas), Leonel Salvador (PMDB), negocia com dois proprietários particulares a abertura de represas para amenizar o problema da falta de água.
Os nomes dos proprietários não foram divulgados pela assessoria de imprensa da prefeitura, mas a informação é que, se não houver acordo, as represas podem ser confiscadas.
A medida faz parte do decreto de calamidade pública assinado pelo prefeito há dez dias.
Há 21 dias, o município iniciou o racionamento de água. O corte no fornecimento acontece diariamente, das 6h às 22h.
O governo do Estado não homologou o estado de calamidade decretado pelo prefeito, mas pode repassar parte da verba de R$ 2 milhões solicitada para amenizar a crise no abastecimento.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o Estado pode pagar 50% de uma dívida de R$ 2 milhões com o Saee (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
A dívida é relativa ao não pagamento de contas de água de prédios estaduais em Itu. As contas não são pagas desde 1998.

Ajuda
Itu recebe a ajuda de prefeituras das cidades vizinhas e de empresas particulares para amenizar o problema da falta de água.
Os três principais reservatórios que abastecem a cidade estão com níveis abaixo do necessário.
O racionamento na área urbana atinge cerca de 120 mil habitantes de Itu (residencial, comercial e industrial). A estiagem completou ontem 72 dias sem chuvas agrícolas na região.


Texto Anterior: Greves: Servidores propõem redução de jornada
Próximo Texto: Estréias e filmes em cartaz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.