Campinas, Sexta-feira, 11 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cia. Ópera São Paulo tem dez anos

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A Cia. Ópera São Paulo foi montada há dez anos pelo diretor Paulo Abrão Esper. O grupo já tem no currículo mais de uma centena de espetáculos, todos envolvendo a música erudita, que são apresentados pelo país.
A companhia trouxe a Campinas, no ano passado, a ópera "La Traviata", de Giuseppe Verdi. A montagem também foi exibida na terceira edição do Festival de Canto Aldo Baldin, de Florianópolis (SC), do qual Esper é idealizador.
Outros nomes da música erudita estiveram no país por intermédio da Cia. Ópera São Paulo, entre eles Magda Olivero, Mima Lacambra, Vicente Sardinero, Fedora Barbieri, Virgínia Zeani e Fiorenza Cossotto. Os artistas participaram de aulas, recitais e conferências.
Esper, que se dedica integralmente ao trabalho com a música erudita e o canto lírico, é ainda diretor artístico do concurso brasileiro "Maria Callas".
Esper nasceu em Jacareí, cidade do Vale do Paraíba. Estudou canto lírico e se aperfeiçoou em escolas especializadas da Argentina e Espanha.
O diretor artístico de "Cavaleria Rusticana" estreou, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, na opereta "O Morcego" e na ópera "Dido e Aeneas". Ele teve participações também em "Don Pasquale" e "Werther", com o Teatro Lírico de Equipe.


Texto Anterior: Cinco solistas interpretam "Cavaleria"
Próximo Texto: Artes plásticas: Campinas tem multifaces da história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.