Campinas, Sexta-feira, 11 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Campinas tem multifaces da história

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O público de Campinas tem a oportunidade de conhecer uma parte da história do país traduzida pela óptica de artistas plásticos brasileiros.
A exposição "Trabalho, Festa e Tradição - Nos Mestres da Arte Brasileira de Acervo da Caixa" está aberta na galeria principal do Macc (Museu de Arte Contemporânea de Campinas), até o dia 27, e traz 30 obras da arte moderna e contemporânea.
Entre os artistas estão grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti -pertencentes ao grupo fundador do movimento modernista no país-, além de Clóvis Graciano, Francisco Rebolo e Djanira, que surgiram depois.
Outras tendências ainda compõem a mostra. O expressionismo voltado para as questões políticas e sociais está presente no trabalho de Eugênio Sigaud, com a obra "Tiradentes" (1976). O abstracionismo e o construtivismo são representados com telas de Abelardo Zaluar e Aluísio Carvão.
Glauco Rodrigues, que retrata a mistura entre o rural e o urbano, proporciona o contato com o realismo tropicalista das décadas de 60 e 70. Ainda é possível conferir produções do final de 1970 até 1980, como as telas "São João", "Independência" e "Natal", de Gastão Manoel Henrique.
Os temas da mostra se cruzam nos trabalhos dos artistas plásticos. Muitas telas foram encomendadas aos artistas pela Caixa Econômica Federal para marcar datas comemorativas.
"Natal" foi tema-título das telas de Gastão Manoel Henrique (1980) e de Aluísio Carvão (1983).
É de Tarsila do Amaral o único grafite: "Paisagem" (1956).

O quê: "Trabalho, Festa e Tradição - Nos Mestres da Arte Brasileira do Acervo da Caixa"
Onde: Macc (av. Benjamin Constant, 1.633, centro. Tel.: 0/xx/19/3735-0346)
Quanto: grátis
Quando: das 12h às 18h45 (de 3ª a 6ª) e das 13h às 17h45 (sábados e domingos), até 27 de maio



Texto Anterior: Cia. Ópera São Paulo tem dez anos
Próximo Texto: Fotografia: Sesi Amoreiras traz exposição "Êxodos", de Sebastião Salgado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.