Campinas, Sábado, 11 de setembro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEI da Emdec pede sindicância interna

MAURÍCIO SIMIONATO
da Folha Campinas

A CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investigou irregularidades na Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento Campinas) aprovou ontem o relatório final e aponta "culpabilidade e possível improbidade administrativa" praticada pelo secretário dos Transportes e presidente da Emdec, Amando Queiroz Telles Coelho.
O relatório também solicita a abertura de sindicância interna pelo Executivo, para apurar eventuais envolvimentos na Emdec. As apurações serão encaminhadas ao Ministério Público.
No entanto, duas emendas propostas pelo presidente da CEI, Sebastião Arcanjo (PT), o "Tiãozinho", que pediam a abertura de uma CP (Comissão Processante) contra o prefeito Francisco Amaral (PPB) e o afastamento de Coelho, não foram incluídas.
As emendas foram rejeitadas pelo relator da CEI, Sebastião dos Santos (PPS), e pelos governistas Luiz Carlos Rossini (PMDB) e Aurélio Cláudio (PDT).
Segundo Santos, o pedido de afastamento do secretário e presidente da Emdec deve ser feito caso sejam comprovadas irregularidades nas apurações da sindicância interna.
Entre as irregularidades apontadas, estão possíveis falhas em processos licitatórios.

Outro lado
O secretário dos Transportes disse ter ficado "tranquilo e satisfeito com o resultado final da CEI".
"Não vi nenhuma irregularidade constatada na CEI, que teve claros motivos políticos. Não houve culpabilidade em nada", disse Coelho.
O secretário também alega ter sofrido cerceamento de defesa durante os trabalhos de investigação da CEI.
"Até hoje não foram entregues à Emdec os relatórios e as transcrições das acusações feitas nos depoimentos. Se preciso, vou pedir isso na Justiça", afirmou.
O secretário também negou pontualmente todos as acusações apresentadas no relatório final da CEI.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.