Campinas, Quinta, 12 de agosto de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Armas são a maior causa de traumas

DENIZE ASSIS
free-lance para Folha Campinas

As armas de fogo são a principal causa de traumas em pacientes atendidos pela Liga de Trauma da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Dos 674 casos de traumas importantes atendidos pelo grupo de professores e alunos que compõem a Liga, 35,5% foram ocasionados por armas de fogo. Os dados são referentes aos anos de 96, 97 e 98.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde) gastou U$ 3 bilhões para tratar pacientes traumatizados no ano passado.
Cada traumatizado grave custa ao país, segundo o Ministério, U$ 50 mil.
Os traumas são responsáveis por 100 mil mortes por ano no Brasil, segundo o professor da disciplina de Cirurgia da FCM, Mário Mantovani, 58. Eles são a primeira causa de morte em pacientes de 11 a 45 anos e a terceira entre pacientes de todas as idades, segundo ele.
São considerados traumas as lesões que coloquem em risco a vida, como acidentes com veículos, violência com armas e quedas. O tema está sendo debatido na FCM da Unicamp de hoje a sábado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.