Campinas, Sexta-feira, 14 de Julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescimento aponta metrópole desde 70

DA FOLHA CAMPINAS

O processo de metropolização da região de Campinas acontece desde a década de 70, segundo análise sociológica do crescimento populacional regional da pesquisadora Rosana Baeninger, da Unicamp.
É nesse período que começa a desaceleração do crescimento de Campinas enquanto cresce o movimento migratório para as cidades vizinhas.
Nos anos 70, mineiros e paranaenses chegam à procura de emprego principalmente nas indústrias de autopeças que se instalavam na região.
"Enquanto no município de Campinas se verifica uma queda no crescimento populacional, outras cidades do entorno, que compõem a região metropolitana, crescem", disse a pesquisadora.
Segundo a pesquisadora, a absorção dos migrantes pelas cidades vizinhas caracteriza a formação da metrópole.
A Campinas considerada como capital do interior paulista divide, desde a década de 80, a função de pólo de atração socioeconômica com outras regiões como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que recebem atualmente migrantes que antes optariam por Campinas.


Texto Anterior: Abismo separa extremos da escala
Próximo Texto: População favelada é a que mais cresce
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.