Campinas, Sexta, 14 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Geraldo Macarenko (PFL) é denunciado pela procuradoria
Ex-prefeito é acusado de uso da máquina em Leme

da Reportagem Local

O ex-prefeito de Leme (91 km de Campinas) Geraldo Macarenko (PFL), candidato a deputado estadual, foi denunciado anteontem pela Procuradoria Geral de Justiça por uso da máquina administrativa para promoção pessoal. Ele está sendo investigado ainda por fraude e uso de documento falso em licitação de serviço público.
Macarenko governou o município na gestão de 93 a 96.
A denúncia foi apurada pelo Setor de Responsabilidades dos Prefeitos, órgão do Ministério Público Estadual, que denunciou criminalmente outros 91 prefeitos no TJ (Tribunal de Justiça).
Segundo o procurador de Justiça Alberto de Oliveira Andrade Neto, no cargo de prefeito, Macarenko determinou a confecção de uma revista comemorativa de cem anos de emancipação do município para promover seu trabalho.
Foram 25 mil exemplares, a um custo de R$ 32.965 para distribuição gratuita.
Segundo Andrade Neto, a revista não foi utilizada para informações de caráter institucional ou de utilidade pública, mas trouxe notícias "com o único propósito de promoção pessoal, elogiando e enaltecendo sua administração".
O suposto uso de fotos e reportagens exaltando o prefeito foi considerado pela Procuradoria como "escancarada promoção pessoal e política, paga com dinheiro dos cofres municipais."
Ele está sendo investigado ainda por uma possível fraude de processos licitatórios.
Segundo o procurador José Benedito Tarifa, Macarenko teria sido cúmplice em falsificação de assinaturas de "pseudolicitantes" para favorecer empresas.
O atual prefeito, Nilo Sérgio Pinto (PSDB), disse que não ficou surpreso com a denúncia. "Existem vários processos de irregularidades correndo contra o ex-prefeito", disse.
Segundo ele, as denúncias começaram a surgir quando Macarenko ainda era prefeito.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.