Campinas, Sábado, 14 de agosto de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA CARCERÁRIO
Unidade deve abrigar 250 presos
Campinas recebe cadeia-modelo

GUSTAVO PORTO
da Folha Campinas

Campinas deve receber, até o segundo semestre do próximo ano, uma cadeia-modelo para abrigar até 250 presos provisórios (que ainda não tenham sido julgados). O projeto será feito por meio de uma parceria firmada ontem entre governo do Estado e prefeitura.
O início da construção da cadeia deve ocorrer ainda neste ano e depende apenas da compra ou desapropriação pela prefeitura de um terreno no bairro Boa Vista, ao lado do Complexo Penitenciário de Hortolândia.
Será destinado R$ 1,2 milhão para a obra. O local foi definido ontem em uma reunião entre o deputado estadual Carlos Sampaio (PSDB), o prefeito Francisco Amaral (PPB) e representantes de 11 entidades civis.

Construção
O objetivo da construção da cadeia é tentar resolver a superlotação nos três distritos policiais da cidade que possuem celas (4º, 2º e 5º), que recebem 400 presos a mais do que a capacidade total, de 96 detentos.
"Um acordo entre as secretarias da Segurança Pública e dos Assuntos Penitenciários vai garantir que, a partir do próximo mês, os 150 presos restantes sejam levados para o Presídio do São Bernardo", disse Sampaio.
O presídio chegou a receber presos provisórios até 97 quando ainda funcionava como cadeia, mas uma determinação do governo do Estado proibiu que eles fossem levados para o local.
As 150 vagas destinadas aos presos provisórios serão abertas com a transferência de condenados para outras cadeias do governo estadual.

Modelo
A nova cadeia será diferente das existentes, porque vai contar com um refeitório, cozinha industrial e banheiros fora das celas, além de oficinas de recuperação dos presos.
"Os banheiros isolados das celas proporcionam uma melhor qualidade de higiene dos presos", afirmou o deputado.
O prefeito de Campinas, como faz há oito dias, se negou a falar com a reportagem da Folha ontem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.