Campinas, Sábado, 17 de julho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEI DA EMDEC
Apuração incrimina secretário de Chico

GUSTAVO PORTO
da Folha Campinas

O vereador Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, (PT) presidente da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apura suspeitas de irregularidades na Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), afirmou ontem que já tem material suficiente para incriminar o presidente da empresa, Amando de Queiroz Telles Coelho, e, se possível, "colocá-lo na cadeia".
Segundo o vereador, os depoimentos prestados à CEI e os documentos recebidos pela comissão já são suficientes para comprovar as irregularidades, entre elas o desvio do dinheiro descontado de servidores para o pagamento de impostos e o não recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O presidente da CEI disse ainda que pode solicitar a abertura de uma CP (Comissão Processante) contra o prefeito Francisco Amaral (PPB).
A prefeitura é a principal acionista da empresa, dirigida pelo secretário dos Transportes de Campinas.
O vereador Dário Saadi (PSDB), também integrante da CEI da Emdec, afirmou que o presidente da empresa pode ser acusado de apropriação indébita das contribuições trabalhistas dos funcionários.
Tiãozinho já prevê que terá dificuldades com a realização do relatório final da CEI, que deve ser entregue até setembro. "Devemos ter dois relatórios finais porque, ao que parece, o relator não está muito interessado em apontar as irregularidades", afirmou o presidente da comissão.
O relator da CEI, vereador Sebastião dos Santos (PSL), que é ligado ao prefeito Francisco Amaral, não foi localizado ontem pela Folha.
"Vamos disputar o relatório em plenário se for necessário. Acho que vamos ter de evitar que a CEI da Emdec não termine em uma grande pizza", afirmou o presidente da CEI.

Outro lado
O presidente da Emdec e secretário dos Transportes, que está em férias em Miami (EUA), informou ontem, por meio de sua assessoria, que não comentará as declarações dos vereadores porque a CEI não tem poder para colocar ninguém na cadeia.
Coelho disse que todas as explicações sobre a falta de repasse do dinheiro dos funcionários foi dada em seu depoimento à CEI.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.