Campinas, Quarta-feira, 23 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedido de plebiscito da Carioba 2 é negado

DA FOLHA CAMPINAS

A Justiça Eleitoral indeferiu ontem o pedido da Câmara de Americana para a realização de um plebiscito a respeito da instalação da usina termelétrica Carioba 2.
A decisão da Justiça impediu a votação sobre a convocação de uma consulta popular pelo Legislativo, marcada para ocorrer ontem, e elimina uma das barreiras para a instalação da usina.
O pedido foi protocolado pela Comissão Especial de Acompanhamento do Plebiscito, no dia 14 deste mês.
O juiz eleitoral André Carlos de Oliveira se baseou na lei federal 9.709/98, que prevê a edição de uma lei complementar que regulamente o plebiscito municipal.
"A Câmara ainda pode realizar um plebiscito apenas como pressão moral, no entanto, a consulta popular não terá força legal", disse o presidente da Câmara, Celso Zoppi (PT).
A comissão também pediu à Justiça Eleitoral que emitisse um parecer sobre quem custearia o plebiscito e uma lista com o total de eleitores de Americana (42 km de Campinas).
A lista seria utilizada pela Câmara para a conferência de um abaixo-assinado, protocolado na Casa pelo deputado estadual Antônio Mentor (PT), pedindo a realização do plebiscito.
O deputado informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o abaixo-assinado já contém 10.513 assinaturas.

Protestos
A não-votação da convocação do plebiscito gerou protestos em frente à Câmara, forçando Zoppi a suspender a sessão. Cerca de 200 pessoas fizeram manifestação para pressionar os vereadores.
Os ambientalistas consideraram a atitude de cancelar a votação uma articulação política para facilitar a instalação da Carioba 2.
Zoppi negou qualquer articulação política. "Sou favorável à manifestação popular", disse.
O projeto da usina Carioba 2 prevê uma produção de 945 megawatts de energia, suficientes para abastecer juntas cidades do porte de Americana e Piracicaba, por exemplo.
(ANA PAULA MARGARIDO)


Texto Anterior: Aumenta em 20% a procura pelo serviço de atendimento ao cliente
Próximo Texto: Trabalho: Fiscais do Ministério de SP apuram a situação de trabalhador da zona rural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.