Campinas, Terça, 29 de junho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS
Ontem, nova ação foi protocolada no Fórum pela procuradoria
Justiça pode devolver mais quatro crianças em Jundiaí

MAURÍCIO SIMIONATO
da Folha Campinas

O atual juiz da Vara da Infância e da Juventude de Jundiaí (36 km de Campinas), Alberto Anderson Filho, analisa a devolução da guarda de quatro crianças à dona-de-casa Antônia Teixeira de Carvalho, que teve os netos retirados de casa pelo ex-juiz da vara Luiz Beethoven Giffoni Ferreira.
Ferreira é investigado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Judiciário e pela Corregedoria do TJ (Tribunal de Justiça) por suspeita de ter agido de forma arbitrária na destituição do pátrio poder de famílias de Jundiaí. O TJ já revogou a destituição de pátrio poder de outras três crianças.
O processo de revisão do pátrio poder das crianças Benjamim, Jussara, Alex e Janaína foi enviado ao TJ pela Procuradoria Geral do Estado, mas ainda não foi devolvido. As crianças estão, há pelo menos três anos, em casas transitórias em Jundiaí.
Anderson Filho está com o processo pronto e espera, apenas, confirmar se a mulher é mesmo avó das crianças.
Segundo a procuradora-geral do Estado, Maria Dolores Maçano, há informações de que Janaína estaria morando nos Estados Unidos por ter sido adotada em 17 de novembro de 1998, quando sua mãe recorreu ao TJ para tentar cancelar a adoção.
Segundo o atual juiz, "caso uma das crianças já tenha sido adotada, cabe ao TJ decidir".
A procuradoria protocolou ontem, no Fórum de Jundiaí, outra ação pedindo nulidade de pátrio poder de outros quatro irmãos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.