Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cor de variedades já provocou polêmicas

DE CAMPINAS

Diferentemente do que ocorre com transgênicos, alimentos produzidos por mutagênese (geração de mutações), como o tomate roxo brasileiro, não precisam de aprovação da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, órgão regulador do tema no Brasil).
Para o presidente da entidade, Edilson Paiva, isso não significa, no entanto, que eles sejam necessariamente mais seguros que os demais.
"Para a produção de transgênicos há uma série de normas e legislação pesada, o que é necessário, mas acho que também deveria haver algo para as mutações", diz.
Já o pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), José Maria da Silveira, acha que "a solução [encontrada para desenvolver o tomate roxo] é válida e bem-vinda", mas destaca que seria importante haver um acompanhamento para garantir que produtos como ele sejam seguros.
Peres rebate dizendo que o efeito e a função de cada mutação, no caso do tomateiro, já são conhecidos. Além disso, segundo ele, as mutações criam apenas variações de genes preexistentes. Por outro lado, em transgênicos, são colocados juntos genes de espécies muito diferentes, que jamais se encontrariam.

GUERRA DAS CORES
Como o tomate roxo mostra, a cor está longe de ser um aspecto decorativo da planta. Em muitos casos, ela sinaliza a presença de nutrientes importantes. Esse é o caso de um dos alimentos transgênicos mais polêmicos de todos os tempos, o "arroz dourado" bolado por Ingo Potrykus, do Instituto Suíço de Tecnologia, e Peter Beyer, da Universidade de Friburgo.
Descrito em artigo na prestigiosa revista "Science" no ano 2000, o arroz dourado contém beta-caroteno, pigmento que é precursor da vitamina A e não está presente naturalmente nos grãos.
Com isso, os criadores do cultivar transgênico propunham que ele poderia ser uma arma contra a cegueira provocada por deficiência de vitamina A, problema comum em países asiáticos que têm o arroz como base da dieta. Ativistas ambientais são contra a iniciativa, que enxergam como 'cavalo-de-troia' dos alimentos transgênicos.
(MR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.