UOL


São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMBIENTE

Brasil quer aprender a exportar madeira com os canadenses, afirma ministra
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o Brasil pediu ajuda técnica ao Canadá (país com o qual tem disputas no comércio internacional) para exportar madeira. "Eles têm "expertise" em relação a mercados para produtos florestais", disse ela ontem em Nova York, onde participou de cúpula ministerial na ONU sobre desenvolvimento sustentável.
Marina se reuniu nos EUA com seu equivalente canadense, David Anderson, para acertar uma cooperação técnica entre os dois países sobre o assunto. Ela diz acreditar que os ensinamentos do Canadá podem ajudar na política ambiental do governo. "Uma das coisas interessantes é buscar uma perspectiva de mercado. No campo da cooperação técnica, é muito interessante uma conversa com o Canadá." Segundo a ministra brasileira, 8% das exportações brasileiras são de base florestal.
Maior exportador mundial de produtos florestais, o Canadá trava desde 1996 disputa comercial com o Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre subsídios para as respectivas indústrias aeronáuticas. A OMC deu razão a ambos, permitindo retaliações mútuas. (ROBERTO DIAS, DE NOVA YORK)


Texto Anterior: Biotecnologia: Americanos decifram genoma do antraz
Próximo Texto: Física: Grupo detecta nova partícula subatômica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.