São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Índice

Pálpebra mecânica ajuda olho implantado

da Redação

Pesquisadores alemães desenvolveram uma pálpebra mecânica, que pisca automaticamente, para ser implantada em conjunto com um olho artificial em pacientes que necessitam de implante.
O mecanismo, descrito na edição de hoje da revista britânica "The Lancet", procura dar ao olho implantado uma aparência mais semelhante à natural.
O estudo foi realizado por Martin Klein e colaboradores, da Universidade Humboldt, em Berlim.
Segundo ele, quando um olho e uma pálpebra são removidos, normalmente devido a câncer, obter uma aparência natural por meio de cirurgia plástica ainda é difícil.
A prótese, feita de silicone, possui um mecanismo que faz com que ela abra e feche em sincronia com a pálpebra normal.
A pálpebra desenvolvida pelos pesquisadores alemães é composta por uma membrana elástica de látex conectada a um micromotor. O sistema é acionado a partir do movimento de músculos para "imitar" a pálpebra natural.
No estudo, os cientistas descrevem o caso de um paciente que teve um tumor removido do rosto e que precisou de um olho e uma pálpebra artificiais.
A sincronia do movimento das pálpebras foi analisada por meio de um vídeo em câmera lenta. Segundo Klein, os resultados foram promissores.


Texto Anterior: Lua cheia completa espetáculo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.