São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lua cheia completa espetáculo

da Reportagem Local

A Lua cheia irá tornar a visão de Marte ainda mais interessante. Cerca de meia hora depois do pôr-do-sol, com o planeta já visível, próximo ao horizonte, a Lua vai surgir, também no sentido leste.
"Marte e Lua marcaram encontro no céu", diz Marcomede Rangel. O encontro chama-se conjunção. Rangel e Amâncio Friaça destacam que isso tornará "o espetáculo ainda mais bonito".
Quando Marte apontar no horizonte, o planeta Vênus também estará visível. "Basta você rodar o corpo em 180 graus e estará de frente para Vênus", diz Rangel.
Quem quiser ver Marte isoladamente, sem Lua, pode olhar para o céu na semana que vem, quando o satélite natural da Terra irá nascer mais tarde. No dia 4 de maio, por exemplo, a Lua vai surgir às 20h.
Rangel observa que a aproximação da Terra e de Marte é importante não só pela facilidade de observação. "O homem deverá tentar fazer uma viagem tripulada para Marte quando o planeta estiver mais próximo da Terra."
Ele diz que, se a viagem fosse feita em 2003, com Marte a 53 milhões de quilômetros da Terra, levaria nove meses. Para chegar à Lua, que está a 384.401 km da Terra, o homem levou cinco dias.
Um bom roteiro para observar Marte em sua posição atual está no site da revista "Sky and Telescope" (http://www.skypub.com/sights/moonplanets/9904marsback.html). Há dicas para observadores amadores, detalhes sobre a superfície marciana e links de associações astronômicas.
Quem quiser saber mais sobre Marte pode visitar o site da agência espacial dos EUA, a Nasa (http://sse.jpl.nasa.gov/features/planets/mars/mars.html). (DS)


Texto Anterior: Visão de Marte na noite de hoje é a melhor até 2001
Próximo Texto: Pálpebra mecânica ajuda olho implantado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.