São Paulo, terça-feira, 01 de agosto de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

VÍRUS FATAL
Cientistas norte-americanos descobriram a proteína que rompe os vasos sanguíneos, causando hemorragias
Identificado mecanismo de ação do Ebola

Associated Press - 06.jun.99
Biólogo faz análise para identificar vírus que causou surto de febre hemorrágica no Congo em 99

DA "REUTERS"

O segredo mortal do Ebola foi desvendado: uma proteína que permite ao vírus romper a parede dos vasos sanguíneos, causando hemorragias externas e internas e levando à morte na maioria dos casos. A descoberta, publicada hoje na revista britânica "Nature Medicine", foi feita nas instituições norte-americanas NIH (Institutos Nacionais de Saúde) e CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças).
A identificação da proteína, além de ajudar a entender o mecanismo de ação do vírus, oferece um alvo para pesquisas de medicamentos e de vacinas contra a doença. O tratamento disponível atualmente para a infecção não é específico, mas apenas tenta compensar seus efeitos.
A infecção por Ebola é quase sempre fatal. No primeiro surto da doença, em 76, no Congo (ex-Zaire), das 318 pessoas infectadas, 88% morreram. O segundo pior surto, em 95, também no Congo, matou 81% dos 315 doentes.
O contágio é fácil e rápido. Ocorre por meio das secreções ou do sangue de pessoas infectadas.

Rompimento dos vasos
A proteína identificada danifica as células das paredes dos vasos sanguíneos. O sangue contido vaza, causando sangramentos internos e externos. Por isso a infecção é chamada de febre hemorrágica.
Os sintomas mais comuns são febre alta, dores no corpo e no estômago, cansaço e diarréia. Muitas pessoas apresentam hemorragias nos olhos, nas gengivas e nos órgãos internos, o que causa vômitos e diarréia com sangue.
Na fase terminal, além de febre e hemorragia, o paciente entra em choque por causa da queda da pressão sanguínea. Não se sabe explicar a resistência de algumas pessoas, cujo sistema imunológico consegue derrotar o vírus.

Dengue hemorrágica
O estudo identificou o gene que comanda a produção da proteína "assassina". Segundo Gary Nabel, um dos autores, esse é o principal gene envolvido na ação do Ebola.
Drogas que bloqueiem a ação da proteína poderiam tratar a doença. Com uma pequena modificação na estrutura da proteína, os cientistas já conseguiram impedir sua ação -o primeiro passo na busca de uma terapia. Nabel diz que agora é preciso descobrir quais proteínas do corpo interagem com a proteína viral.
O Ebola recebeu seu nome por ter sido encontrado na região do rio Ebola, no Congo, em 76. O único caso, em humanos, registrado fora do continente africano ocorreu no Reino Unido, com a contaminação acidental de um funcionário de laboratório.
O Ebola, considerado um vírus raro, causa uma das mais violentas febres hemorrágicas. Nabel disse que infecções virais similares podem ter mecanismo de ação semelhante ao descoberto por ele.
Uma dessas infecções ocorre no Brasil: a dengue hemorrágica. Os sintomas são parecidos com os do Ebola: febre, dor de cabeça, tontura, dores musculares, queda de pressão e sangramentos.
Há quatro tipos de vírus da dengue. Quem já foi infectado por um e é contaminado por outro desenvolve a versão hemorrágica. A transmissão é feita pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. (COLABOROU A REDAÇÃO)