São Paulo, Sexta-feira, 01 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Índice

Nave detecta ácido em lua de Júpiter

da Redação

Cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana) descobriram a existência de ácido sulfúrico congelado em Europa, um dos satélites de Júpiter. A pesquisa está na edição de hoje revista norte-americana "Science".
A descoberta foi feita por meio de imagens enviadas pela sonda espacial Galileo. Uma das hipóteses sobre a presença do ácido nessa lua de Júpiter é a de que átomos da substância viriam de Io, a lua mais próxima de Júpiter.
Outra sugestão é a de que o ácido se formaria no interior de Europa e viesse à superfície por meio de gêiseres. Um campo radiativo também poderia ter combinado sulfatos de sódio e magnésio.
A concentração de ácido sulfúrico detectada, considerada alta, é incomum em outros corpos celestes. "Isso demonstra que Europa é um lugar bizarro", disse Robert Carlson, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
Os cientistas planejam estudar a maior lua de Júpiter, Ganimedes, e verificar uma possível existência de ácido sulfúrico.

Texto Anterior: Erro da Nasa pode ter destruído sonda