São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Divulgação/Science
Flores de Passiflora loxensis, espécie ameaçada do Equador

BIODIVERSIDADE

Extinção ameaça até 47% das espécies de planta, afirmam norte-americanos
É mais fácil chorar pelas baleias que pela Passiflora loxensis, mas a situação das plantas é grave em termos de conservação. Uma dupla de cientistas dos Estados Unidos diz na revista "Science" de hoje que a cifra oficial de espécies vegetais ameaçadas, 13%, está subestimada. O número real pode variar entre 22% e 47%.
As estimativas atuais, segundo Nigel Pitman, da Universidade Duke, e Peter Jorgsen, do Jardim Botânico de Missouri, falham por não incluir as espécies ameaçadas que são endêmicas de regiões tropicais -as mais ricas em biodiversidade.
Para eles, o número de espécies endêmicas num dado país é um bom indicador do número total de espécies nele ameaçadas (por ameaçada entenda-se uma espécie cuja população é muito pequena ou restrita a um território muito limitado).
Usando dados de 189 países, eles calcularam em 310 mil a 422 mil o número total de plantas ameaçadas, com a maior proporção nos trópicos. Só no Equador, onde dados de 4.000 espécies foram levantados pela dupla, a proporção de plantas sob ameaça é de 83%.
O estudo também propõe a criação de uma base de dados para o monitoramento das espécies em extinção, ao custo de US$ 12,1 milhões por ano. (DA REDAÇÃO)