UOL


São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Fenômeno pode ter "clone" em Vega

DA REPORTAGEM LOCAL

Astrônomos do Observatório Real de Edimburgo, Reino Unido, encontraram evidências de que exista um sistema planetário que lembra o da Terra em torno da estrela Vega -e de que esteja acontecendo por lá um fenômeno muito similar à migração de Netuno ocorrida na fase de formação do Sistema Solar.
Localizada na constelação de Lira, a apenas 25 anos-luz da Terra, Vega é a quinta estrela mais brilhante do céu. Embora seja muito jovem e grande para ser considerada parecida com o Sol, foi escolhida pelo astrônomo Carl Sagan como local da primeira "parada" da viajante protagonista de seu romance "Contato", durante uma jornada interestelar.
As observações da equipe liderada por Mark Wyatt foram feitas com um telescópio sediado no Havaí (EUA). Os resultados estão na última edição da revista "Astrophysical Journal" (www.jour nals.uchicago.edu/ApJ).
O que eles viram foram as características de um disco de poeira em torno da estrela, provavelmente muito similar ao que existiu ao redor do Sol bilhões de anos atrás, durante a formação dos planetas. O padrão visto sugere a presença de um planeta com massa similar à de Netuno e a uma distância parecida da estrela, cujo tamanho equivale a três "Sóis".
O planeta em si não foi observado -seria muito pouco brilhante para ser visto com as técnicas atuais. Mas o padrão de perturbação do disco de poeira sugere que ele migrou para fora, da mesma forma que Netuno, afetando o "cinturão de Kuiper" de lá.
A possibilidade de que outros planetas, como a Terra ou como Júpiter, tenham se formado ao redor de Vega permanece uma questão em aberto. (SN)


Texto Anterior: Astronomia: Jovem Netuno selou destino dos cometas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.