UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

VLS-1

Governo solicitou apoio externo

Especialistas russos prestarão assessoria

DAS REGIONAIS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Chega na próxima quinta-feira ao CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos (96 km de São Paulo), um grupo de especialistas russos que vai prestar assessoria à comissão que investiga as causas do acidente ocorrido no último dia 22, na base de Alcântara (MA). O incêndio deixou 21 mortos e destruiu o terceiro protótipo do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites).
Segundo o Comando da Aeronáutica, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Defesa, solicitou formalmente ao governo da Rússia a cooperação de sua Agência Aeroespacial para o acompanhamento e assessoramento na investigação técnica do acidente. A vinda dos técnicos russos havia sido noticiada ontem no jornal "O Estado de S.Paulo".
Segundo a Aeronáutica, o pedido de cooperação foi feito à Rússia em razão de seu "reconhecido domínio da tecnologia espacial e de sua comprovada experiência na investigação de acidentes".
No entanto, os especialistas russos não integrarão a comissão, nem farão uma investigação paralela. Apenas prestarão assessoria a membros da comissão já formada pelo Comando da Aeronáutica, presidida pelo vice-diretor do CTA, brigadeiro-do-ar Marco Antonio Couto do Nascimento.
A coordenação dos trabalhos ficará a cargo do Deped (Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica).
O CTA não soube informar ontem quantos seriam os especialistas que viriam para ajudar na investigação do acidente nem quanto tempo eles ficariam na cidade. Também não informaram se os russos visitariam o Centro de Lançamento de Alcântara durante a investigação.
(ELIANE MENDONÇA)


Texto Anterior: Política científica: Estresse ronda cientista brasileiro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.