UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

COLUMBIA

Comitê expõe divergência com direção da Nasa

Uma carta de Sean O'Keefe, administrador da Nasa (agência espacial dos EUA), divulgada anteontem pela comissão de investigação (www.caib.us) do desastre do ônibus espacial Columbia, tornou pública diferenças de opinião entre os dois órgãos. Nela, O'Keefe manifesta sua oposição à substituição de envolvidos na missão do Columbia, que havia sido pedida pelo chefe da comissão, Harold Gehman Jr.
O'Keefe disse que o afastamento seria visto como um prejulgamento sobre a responsabilidade dos afetados na desintegração da nave ao reentrar na atmosfera, em 1º de fevereiro: "Não submeterei ninguém a esse tratamento".
O comitê de investigação sofre pressão de parlamentares, que não o consideram suficientemente independente da agência espacial. Eles são a favor de uma comissão presidencial independente da Nasa, como a do desastre do Challenger, em 1986. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Evolução: Estudo flagra "nepotismo" entre formigas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.