São Paulo, segunda-feira, 03 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

BIOTECNOLOGIA

De acordo com autores da pesquisa, dados mostram viabilidade da técnica para criar órgãos "sob medida"

Células clonadas viram rins em bovinos

DA REDAÇÃO

Pesquisadores norte-americanos conseguiram criar órgãos semelhantes a pequenos rins em uma vaca usando células clonadas do próprio animal, o que pode se tornar um passo importante para comprovar a viabilidade da chamada clonagem terapêutica. Os órgãos criados são funcionais e, conforme esperavam os pesquisadores, não geraram rejeição na vaca que os recebeu.
O estudo, publicado na edição deste mês da revista científica "Nature Biotechnology" (bio tech.nature.com), foi conduzido por Anthony Atala, da Universidade Harvard, e por Robert Lanza, da empresa ACT (Advanced Cell Technology). A ACT já havia conseguido criar tecidos renais a partir de clonagem em laboratório, mas desta vez as células mostraram-se funcionais dentro do organismo do animal.
"Elas estão produzindo urina forte e amarela, removendo substâncias tóxicas do sangue numa concentração muito próxima à da que aparece na urina normal", afirmou Lanza.
Para obter os órgãos clonados, os pesquisadores usaram tecido das orelhas do animal para produzir embriões clonados. Os embriões se desenvolveram até a sexta semana de vida no útero de uma vaca que serviu como mãe de aluguel. Os pesquisadores retiraram células precursoras dos tecidos renais dos embriões e as colocaram numa estrutura artificial, esperando que elas formassem um órgão parecido com um rim.
A tentativa funcionou melhor do que o esperado. "As células se auto-organizaram no animal", afirmou Lanza. De acordo com os autores do estudo, o mesmo foi feito com tecido muscular e cardíaco, com bons resultados.
Os órgãos formados não são idênticos a rins naturais, mas os pesquisadores consideram o trabalho uma comprovação de que a clonagem terapêutica, na qual seriam criados até órgãos "sob medida" para quem precisa de uma doação, pode vir a funcionar.
Apesar de seu potencial médico, a clonagem terapêutica enfrenta forte oposição da opinião pública nos Estados Unidos, já que o processo envolve a destruição dos embriões que servem de fonte para as células clonadas. Uma lei proibindo tanto a clonagem terapêutica quanto a clonagem reprodutiva, cujo objetivo é produzir cópias genéticas de pessoas que não podem ter filhos, foi proposta no Senado norte-americano e conta com o apoio do presidente George W. Bush.


Com agências internacionais

Próximo Texto: Ambiente: Diretor da ONU vê buraco em implementação da Eco-92
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.