São Paulo, sábado, 03 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hubble acha mais de cem planetas

Divulgação JPL/Nasa
Foto da Cassini mostra névoa em volta de Titã, lua de Saturno


DA REPORTAGEM LOCAL

O Telescópio Espacial Hubble pode ter encontrado mais de cem planetas orbitando estrelas que não o Sol, num feito que quase dobra o número de astros do tipo conhecidos, informou ontem a rede britânica BBC.
O esforço foi realizado durante uma sessão de observação de estrelas na direção do centro da Via Láctea, com a busca de variações de brilho que pudessem indicar a passagem de um planeta à sua frente. A observação desses trânsitos, guardadas as devidas proporções de distância, é similar ao que foi visto recentemente no Sistema Solar, quando Vênus cruzou o disco solar da perspectiva de quem estava na Terra.
Os astrônomos pretendem agora usar a técnica mais comum de detecção de planetas, com a medição de seu efeito gravitacional sobre a estrela-mãe, para confirmar a existência dos astros. (SN)


Texto Anterior: Cassini faz seu primeiro sobrevôo de Titã
Próximo Texto: MCT já tem novo chefe para agência espacial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.