São Paulo, segunda, 3 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estréias costumam falhar

do enviado especial

"Duas dezenas de lançadores, de 1957 a 1997, tiveram insucesso no primeiro vôo", disse o diretor da Agência Espacial Brasileira, Luiz Gylvan Meira Filho. Curiosamente, um vídeo apresentado antes do lançamento mostrava uma série deles. Havia imagens de foguetes dando voltas e voltando para terra, ou explodindo seja na plataforma, seja depois de voar alguns poucos quilômetros. "Não sei se foi boa idéia vermos essas imagens de acidentes", disse Gylvan antes do lançamento. As imagens terminaram sendo proféticas.
O foguete chinês Longa Marcha-2 falhou no seu primeiro vôo em 1974 e desde então funcionou melhor. O Longa Marcha-3 teve um primeiro vôo parcialmente bem sucedido em 1984. O lançador pesado europeu Ariane-5 falhou no ano passado. O indiano ASLV falhou em 1987. Várias das imagens mostradas no vídeo eram de lançadores americanos, dos quais os mais frustrantes sem dúvida foram os dois fracassos de foguetes Vanguard em 1957 e 1958. (RBN)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.