São Paulo, sábado, 03 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Astronautas terão que fazer missão inédita

DA REPORTAGEM LOCAL

Está marcado para às 8h28 deste sábado (horário de Brasília) o início de uma arriscada e inédita caminhada espacial.
A dupla de astronautas Scott Parazynski e Doug Wheelock vai deixar a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) para tentar reparar uma antena solar, equipamento fundamental para a produção de energia.
Isso nunca foi feito antes, e a própria Nasa confirmou ontem que existe risco real de eletrocução, apesar de a voltagem que circula pelos painéis solares da ISS ser baixa, da ordem de cem volts.
O sucesso da missão é fundamental para que a ISS possa ser ampliada no futuro próximo. A energia gerada pela antena que está com defeito - são três ao todo - será usada para manter em funcionamento os novos laboratórios, que deverão ser acoplados à ISS até o início de 2008.
A parte mais complicada do trabalho será feita por Parazynski, 46. Ele deverá caminhar por 15 metros preso ao braço mecânico da estação.
Se qualquer problema ocorrer, ele não deve conseguir voltar para a ISS em menos de uma hora.


Texto Anterior: Amazônia quente traz cheia ao Sul
Próximo Texto: O monte nomeado Cabo Verde, localizado sobre uma das paredes da cratera Victoria, no planeta vermelho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.