São Paulo, quinta, 4 de junho de 1998

Texto Anterior | Índice

Homo sapiens surgiu antes

da "Reuters"

A espécie humana teria surgido cerca de 300 mil anos antes do que se supunha, conforme sugere a descoberta de um crânio em expedição realizada entre 1995 e 1997 na Eritréia (nordeste da África).
O crânio, com características do Homo sapiens, poderia provar que os traços físicos do homem moderno teriam se iniciado na África há 1 milhão de anos.
Os registros fósseis mais antigos de humanos datam de aproximadamente 700 mil anos atrás.
A descoberta foi feita por Ernesto Abbate (da Universidade de Florença, na Itália) e uma equipe internacional de pesquisadores durante escavações na depressão de Danakil Norte.
O estudo de Abbate e seus colaboradores foi publicado na edição de hoje da revista científica "Nature".
Os cientistas acreditam que essa descoberta poderia explicar questões não resolvidas sobre diferentes formações cranianas da evolução humana.
O crânio encontrado está quase completo, com exceção de partes dos ossos faciais. O rosto é estreito e curto, enquanto o palato (céu da boca) é raso e largo.
Os cientistas, que ainda não conseguiram limpar, reconstruir e examinar totalmente o crânio, afirmam que suas conclusões são preliminares.
Apesar disso, disseram que o crânio sustenta a teoria de que o homem moderno teria evoluído na África e, em seguida, se espalhado pelo mundo, há cerca de 100 mil anos.

Texto Anterior | Índice