São Paulo, domingo, 04 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Observatório vigia elo entre clima e mar

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores do Instituto Leibniz de Ciências Marinhas, na Alemanha, anunciaram a criação do Oceanet-Atmosfera, um protótipo de observatório cujo objetivo é recolher dados sobre a interação entre a atmosfera e os oceanos do planeta.
"Existe um imenso vazio em relação aos dados dos oceanos, porque é muito difícil colhê-los. Para muitos parâmetros, ainda temos de nos basear em medições isoladas feitas a bordo de navios de pesquisa. O sensoriamento remoto com satélites ajuda muito, mas não é suficiente", disse o meteorologista Andreas Macke, coordenador do projeto, em comunicado oficial.
O observatório é capaz de registrar, a cada segundo, medidas como a quantidade de água nas nuvens, o tipo de nuvens e as trocas de energia entre os oceanos e a atmosfera. Também vai analisar a presença de partículas de poeira trazidas do continente, a uma altitude de até 20 quilômetros.
O primeiro teste do aparelho começa em 16 de outubro. A bordo de um navio, ele será levado da Alemanha até a Antártida.


Texto Anterior: Região Sul é vice-campeã do mundo em tornados
Próximo Texto: Escassez de radares atrapalha monitoramento do fenômeno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.